Serkat | A oportunidade na crise
 



NOTÍCIAS NOTÍCIAS
Veja também:

Como tirar alvará de funcionamento
Melhores práticas de gestão financeira que todo empreendedor precisa conhecer
Entenda de forma simples como apurar lucro de um negócio
Abra sua empresa sem preocupações
Margem de contribuição: entenda o que ela representa no seu negócio
Como ser estratégico na escolha da localização do seu negócio
Senado discute reabertura de programa que refinancia dívidas com a União
4 Ps do Marketing: entenda o que são e como podem ajudar na sua estratégia
Previsão de vendas: entenda o que é e as vantagens de aplicar no seu negócio
5 cargos em finanças que estão em alta em 2021

Veja Mais +

A oportunidade na crise
Data da publicação: 18/01/2016


O cenário econômico com o dólar girando em torno dos R$ 4 pode ser uma oportunidade para os micro e pequenos empresários brasileiros do setor de e-commerce venderem seus produtos e serviços para os estrangeiros. Esta é a avaliação do PayPal, empresa de pagamentos digitais, que realizou ontem em São Paulo um workshop a fim de mostrar as oportunidades provenientes das vendas a estrangeiros para os pequenos negócios. De acordo com pesquisa encomendada pela companhia em 2013, a movimentação de empresas brasileiras com vendas para estrangeiros foi de R$ 1,5 bilhão em 2013 e a previsão é que esse valor chegue ao R$ 4 bilhões em 2018.
“Nosso País começou a ficar atraente para os estrangeiros”, diz Gabriela Szprinc, responsável pela área de Pequenas e Médias empresas do PayPal. Para ela, os pequenos negócios devem aproveitar essa oportunidade que chega com a crise e começar a pensar em exportar.

Ainda segundo o estudo, existem cerca de 450 mil sites brasileiros ativos no e-commerce brasileiro, sendo que 88% deles podem ser considerados pequenos sites (com até 10 mil visitas mensais). “O brasileiro não tem costume de vender produtos para fora”, comenta o consultor de Comércio Internacional do Sebrae, Thiago Alexandre Brandão Farias. “É muito mais fácil vender de brasileiro para brasileiro. Os empresários têm medo de vender para outros países.”

Conforme o consultor, 4.508 microempresas e 5.385 empresas de pequeno porte (do e-commerce ou não) exportaram de 2014 a 2015. Destas, cerca de 25% usam alguma plataforma internacional de negócios para isso. O e-commerce e as ferramentas de pagamento digitais são canais que facilitam o negócio com o exterior.
O estudo do PayPal mostra que vestuário, sapatos e acessórios ocupam 49% das vendas entre fronteiras no mundo, seguidos de eletrônicos (32%) e produtos e serviços de entretenimento (31%). EUA, China e Reino Unido são os principais mercados brasileiros.

BENEFÍCIOS

Além de ampliar a área de atuação, o empresário que resolve exportar tem benefícios como a isenção de impostos e financiamentos, ressaltou o consultor do Sebrae. “O governo acabou de lançar uma linha específica de financiamento para exportadores para financiar a exportação e também financiar equipamentos e insumos para quem quer exportar. A partir do momento que exporta, a empresa também tem ‘drawback’ – se estiver exportando café, pode importar produtos sem imposto para usar na lavoura.”

Para começar a exportar, o consultor elaborou um passo a passo: o primeiro passo é elaborar um planejamento com etapas, metas, orçamento e cronograma bem definidos. O segundo é selecionar os mercados-alvo, opções que devem ser feitas com muito cuidado. “O mercado internacional, para a micro e pequena, é como um concurso de tiro ao alvo em que ele recebe uma bala só e só recebe segunda quando acerta a primeira. As micro e pequenas têm pouco dinheiro para investir, então têm que saber muito bem onde vão fazer o investimento.”

Em terceiro lugar, as micro e pequenas precisam avaliar o seu mix de produtos e se é preciso fazer adaptações para poder exportá-los. Depois, deve-se definir o público-alvo, o canal de vendas e a comunicação para cada mercado. “Este ponto é extremamente importante porque qual segurança uma pessoa da Alemanha tem de comprar de uma cidade de Indaiatuba, em São Paulo?”, exemplifica Farias. Por fim, é preciso avaliar, passadas as experiências, as necessidades de aprendizado. A barreira da língua é um obstáculo muito importante a ser transposto, lembra ainda o consultor. Sem ela, fica praticamente impossível realizar negócios com consumidores estrangeiros. 

Fonte: Portal Contábil SC

 

Comentários





Redes Sociais

Serkat
Rua Rui Barbosa, N. 149
Centro - Lages - SC
Fone/Fax: (49) 3222 1826
contato@serkat.com.br

Procon
Serkat Site Seguro Google
Estúdio Sul