Serkat | O desafio de crescer na crise
 



NOTÍCIAS NOTÍCIAS
Veja também:

Como tirar alvará de funcionamento
Melhores práticas de gestão financeira que todo empreendedor precisa conhecer
Entenda de forma simples como apurar lucro de um negócio
Abra sua empresa sem preocupações
Margem de contribuição: entenda o que ela representa no seu negócio
Como ser estratégico na escolha da localização do seu negócio
Senado discute reabertura de programa que refinancia dívidas com a União
4 Ps do Marketing: entenda o que são e como podem ajudar na sua estratégia
Previsão de vendas: entenda o que é e as vantagens de aplicar no seu negócio
5 cargos em finanças que estão em alta em 2021

Veja Mais +

O desafio de crescer na crise
Data da publicação: 01/09/2017
O grande desafio para o empresariado, além de manter atividade e rentabilidade, é buscar as melhores estratégias para expandir.


Os dois últimos anos colocaram a economia do Brasil num cenário nebuloso e diante de um árduo desafio.

O cenário tem roteiro e personagens conhecidos: impeachment presidencial, escândalos políticos, descrédito dos investidores e um governo provisório buscando soluções imediatas e impopulares. Um dos resultados: empresas demitindo e fechando impulsionam a crise e a economia se desacelera ainda mais. A taxa de desemprego bate nos 11,8% (Pnad/IBGE) e muitos empresários e investidores recuam nas estratégias de aplicações de recursos.

O grande desafio para o empresariado, além de manter atividade e rentabilidade, é buscar as melhores estratégias para expandir. Na contramão da realidade econômica, é preciso olhar para a frente e fazer apostas, alicerçando-as em plataformas de sustentação bem definidas, como plano de negócios, estudo de mercado e planejamento estratégico.

Um modelo adequado de gestão faz toda a diferença na tomada de decisões. Tomemos um exemplo de desafio: assumir a gestão de uma empresa em outro estado e, em cinco anos, dobrar seu faturamento. Planejamento e análise sistêmica foram vitais para, ao final deste ciclo e do trabalho desenvolvido, constatar um fechamento não apenas dobrado, mas quatro vezes maior. Analisando o ano passado, constata-se que o desafio de gestão foi ainda mais audacioso. Como foi possível uma empresa se reinventar com ameaças diretas da concorrência e diante de um segmento limitado a questões físicas e estruturais e ainda em meio a uma crise econômica?

O exemplo mostra que é possível expandir, com decisões acertadas, dedicação e muito trabalho. Mas o crescimento também reflete o que foi construído ao longo dos anos. Planejamento estratégico foi a base. Desenhado para cinco anos, ele embasa os vetores de crescimento. Um foco bem definido e claro para todos os envolvidos viabiliza entender como se projeta um crescimento de até 10% nas receitas em 2017, ano de continuidade da crise, como indicam as tendências.

Além dos ativos, é imprescindível o investimento em recursos humanos. As pessoas são o reflexo da cultura, e equipes engajadas não possuem os três elementos que destroem uma empresa: ansiedade, pessimismo e ego.

O modelo de gestão adotado por nossa corporação, a do exemplo acima, foi o que possibilitou este grande passo. Os mais de 150 indicadores, os 100 projetos, a Governança Corporativa e o compromisso do grupo fortalecem o planejamento estratégico. Os últimos seis meses mostram uma empresa em expansão, que passou de 400 para 850 colaboradores, cresceu de três para 15 unidades e dobrou as metas.

O modelo de gestão por competências, aplicando a meritocracia, orienta os colaboradores nas suas aptidões humanas, técnicas e funcionais; estimula o desenvolvimento de uma cultura voltada ao aprendizado e ao feedback; constrói oportunidades de carreira e demonstra transparência na gestão de pessoas. Os talentos organizacionais e individuais sentem-se valorizados e têm orgulho de pertencer, fortalecendo a tomada de decisões e a superação de obstáculos.

O desafio do crescimento em um cenário de crise existe e é real, mas é vencido com iniciativa, dedicação e planejamento.

  • O autor é presidente do Grupo Multilog.
Fonte: Osni Alves Jr.
 

Comentários





Redes Sociais

Serkat
Rua Rui Barbosa, N. 149
Centro - Lages - SC
Fone/Fax: (49) 3222 1826
contato@serkat.com.br

Procon
Serkat Site Seguro Google
Estúdio Sul