Serkat | Tipos societários
 



NOTÍCIAS NOTÍCIAS
Veja também:

Plano de negócios para advogado
Transformando reclamações em oportunidades
Como aumentar a produtividade das PMES?
Fluxo de caixa: entenda a importância
Empreendedorismo verde
Simples Nacional é mantido no novo relatório da reforma tributária
O que é o certificado digital e como obtê-lo
Calcule a carga horária de trabalho dos seus funcionários
Contabilidade para figuras públicas
Você sabe o que é DAS do MEI?

Veja Mais +

Tipos societários
Data da publicação: 17/09/2021


Plano de negócio pronto, agora é hora de definir se a empresa terá sócios e qual o tipo societário mais viável. Você já conhece os mais comuns aqui no Brasil?

 

- Sociedade simples:

Uma sociedade simples conta com dois ou mais sócios que têm como objetivo a prestação de serviços.

Ou seja, os sócios não possuem personalidade jurídica e não poderão ser caracterizados como administradores que mobilizam recursos e colaboradores para produzir ou vender mais mercadorias.

Escritórios de advocacia e consultórios médicos são exemplos de sociedades simples.

 

- Sociedade Anônima:

Nesse formato o capital financeiro é dividido em ações, tornando os seus proprietários acionistas. As participações e responsabilidades de cada sócio estão atrelados à quantidade de ações de cada um.

Esse tipo societário é indicado para empresas maiores, com um nível de maturidade avançado e deve possuir, no mínimo, sete acionistas.

A modalidade possui esse nome pelo fato de não conter o nome de nenhum acionista na denominação social. Mas, sim, as suas ações.

 

- Sociedade Limitada:

A Sociedade Limitada é o tipo societário em que a responsabilidade e os direitos de cada sócio são determinados conforme o valor investido por eles. O nome de cada uma das associações deste modelo deve ser, obrigatoriamente, acompanhado da sigla “LTDA”.

Esse é um dos tipos de empresa predominante no Brasil e sua base implica no Contrato Social. O formato permite que a empresa possua um administrador que não pertença ao quadro societário, desde que tenha o consentimento de todos eles.

Em uma sociedade limitada, existe a figura do administrador, representante legal da sociedade. Ele deve ser escolhido pela maioria dos sócios e estabelecido no Contrato Social. Ainda, os bens pessoais de cada um dos sócios são protegidos em caso de falência ou débitos.

 

Além destes tipos societários citados, o empreendedor ainda tem algumas outras opções. Embora não sejam tão conhecidas ou faladas, elas também podem se encaixar com o formato da empresa.

 

Saiba mais clicando no link: https://plid.in/serkat-tipos-societarios

 

Comentários





Redes Sociais

Serkat
Rua Rui Barbosa, N. 149
Centro - Lages - SC
Fone/Fax: (49) 3222 1826
contato@serkat.com.br

Procon
Serkat Site Seguro Google
Estúdio Sul