Serkat | Gestão financeira para pequenos negócios
 



NOTÍCIAS NOTÍCIAS
Veja também:

Relatórios contábeis: o que são e qual a sua importância para empresa?
Público-alvo: o que é e como definir o seu?
Direitos e deveres do empregador
OKR: conheça essa metodologia de gestão de metas
Entenda o Lucro Presumido
Internet das coisas: vantagens às seguradoras
O que é MVP?
Gestão financeira para pequenos negócios
Plano de negócios para advogado
Transformando reclamações em oportunidades

Veja Mais +

Gestão financeira para pequenos negócios
Data da publicação: 25/10/2021


Entender sobre gestão financeira para pequenas empresas é fundamental. Afinal, segundo o Sebrae, duas a cada cinco empresas fecham em menos de dois anos por falta de uma boa gestão.

 

- Entenda os conceitos

Capital de giro, lucro, dividendos, investimento, contas a pagar, fluxo de caixa. Os termos podem parecer um pouco complicados, mas será fundamental entender o conceito de cada um e sua aplicação para conseguir desenvolver uma gestão financeira realmente eficiente.

 

- Crie objetivos e metas

Não adianta abrir um negócio e tocar ele sem saber para onde ir. O empreendedor precisa desenvolver um plano de negócio. O documento permitirá que ele consiga definir seus objetivos.

 

- Use ferramentas de gestão financeira

Atualmente, há muitas ferramentas que permitem realizar uma gestão mais eficiente. Além disso, elas são essenciais para produzir relatórios confiáveis e que permitirão a tomada de decisão estratégica mais segura. Alguns exemplos de ferramentas são: Nibo, Contaazul, Bling, Yupee etc.

 

- Faça balanços financeiros

A gestão financeira eficiente de um negócio exige que, regularmente, seja feito um balanço. É por meio desse balanço que o empreendedor entenderá, por exemplo, como está o seu caixa, quais são as maiores despesas, o que é necessário realizar para continuar crescendo e muito mais.

 

- Desenvolva um planejamento tributário

Por meio dele, é possível reduzir o pagamento de impostos de forma legal (a prática é conhecida como elisão fiscal). Contudo, para realizá-lo será necessário estudar bastante sobre o Sistema Tributário brasileiro, um dos mais complexos do mundo, ou contar com a ajuda de um profissional.

 

- Calcule o ROI

O ROI é um cálculo realizado para compreender como estão os retornos sobre os investimentos. A fórmula pode ser utilizada para qualquer ação e visa auxiliar a empresa a compreender se está no caminho certo ou não.

 

- Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um instrumento indispensável para uma empresa. Por meio dele, é possível acompanhar a movimentação financeira de entrada (receita) e saída (despesas). Com isso, o empreendedor pode tomar decisões com mais embasamento e melhorar o desempenho financeiro do seu negócio.

 

Tem alguma dúvida? Acesse o link: https://plid.in/serkat-gestao-financeira

 

Comentários





Redes Sociais

Serkat
Rua Rui Barbosa, N. 149
Centro - Lages - SC
Fone/Fax: (49) 3222 1826
contato@serkat.com.br

Procon
Serkat Site Seguro Google
Estúdio Sul