Serkat | Entenda o Lucro Presumido
 



NOTÍCIAS NOTÍCIAS
Veja também:

5 ferramentas de marketing digital para sua empresa
O que é um investidor-anjo?
Ferramenta de gestão contábil: entenda sua importância
Prévia da inflação é maior para novembro desde 2002
Nova EFD-Reinf: o que está por vir?
Jornada do consumidor
Relatórios contábeis: o que são e qual a sua importância para empresa?
Público-alvo: o que é e como definir o seu?
Direitos e deveres do empregador
OKR: conheça essa metodologia de gestão de metas

Veja Mais +

Entenda o Lucro Presumido
Data da publicação: 08/11/2021


Um dos primeiros passos na vida de uma pessoa quando decide empreender é escolher o regime tributário de sua nova empresa. Nesse sentido, é importante fazer a escolha certa, pois isso determinará os impostos que sua empresa irá pagar e, caso a escolha seja feita de forma errada, pode acabar gerando mais tempo e dinheiro do que poderia.

 

No Lucro Presumido, realiza-se o cálculo dos impostos de forma simplificada. O regime  recebe esse nome porque a Receita Federal realmente presume qual será o lucro da empresa com base na atividade exercida.

 

A partir da atividade, gera-se um valor médio de lucro aproximado, que não precisa necessariamente ser o valor do lucro real, e também a alíquota que essa empresa terá que pagar.

 

Dessa maneira, mesmo que a empresa tenha ultrapassado a margem de lucro, a tributação recairá apenas sobre a margem pré-fixada. Ainda assim, é necessário ter atenção: caso a margem de lucro efetiva seja menor que a pré-fixada, os impostos serão calculados sobre a margem presumida.

 

O requisito básico para empresas que podem ou não ser incluídas nessa categoria de tributação é o valor do faturamento anual. Esse regime é indicado para empresas cujo faturamento seja de no máximo R$ 78 milhões por ano.

 

A empresa não pode se enquadrar nas seguintes atividades: cooperativas, corretoras de títulos e previdência privada aberta; bancos comerciais e de investimentos; factoring

Também não podem explorar compra, venda e loteamento de imóveis, ter rendimentos provenientes do exterior e usufruir de benefícios fiscais.

 

No momento que a empresa é constituída ela já deve optar pela tributação nessa categoria. Porém, caso a empresa já esteja em funcionamento e deseje trocar, poderá fazer essa alteração no início do ano fiscal.

 

Tem alguma dúvida? Acesse o link: https://plid.in/serkat-lucro-presumido

 

Comentários





Redes Sociais

Serkat
Rua Rui Barbosa, N. 149
Centro - Lages - SC
Fone/Fax: (49) 3222 1826
contato@serkat.com.br

Procon
Serkat Site Seguro Google
Estúdio Sul