O Crowdfunding é formado por crowd (multidão) e funding (financiamento). Ou seja, um financiamento que é realizado por um grupo de pessoas externas à ideia inicial que não necessariamente se conhecem.
Para se ter uma ideia da dimensão desse mercado, estima-se que mais de US$ 35 bilhões sejam investidos todos os anos por meio do investimento coletivo.
Dependendo do projeto, o crowdfunding pode ser uma doação ou uma forma de investimento. No primeiro caso, a pessoa doa o dinheiro com o principal objetivo de ver o projeto virar realidade. No segundo, o objetivo é financiar um projeto e receber o dinheiro de volta com um rendimento.
Por meio de plataformas específicas, é possível expor os diferenciais que o seu projeto oferece e convidar o público comum ou investidores a oferecer o seu apoio financeiro por meio de doações. Justamente por permitir, em boa parte dos casos, pequenos donativos, muita gente do Brasil chama o crowdfunding, carinhosamente, de “vaquinha virtual”.
Na internet, o crowdfunding surgiu no meio musical. Bandas e cantores independentes utilizavam o método para arrecadar dinheiro para lançarem seus álbuns de estúdio. A partir daí, diversos sites de financiamento coletivo apareceram na internet. Neles, é possível ajudar com despesas médicas, casamentos, startups, ONGs, lançamento de produtos inovadores ou ajudando empreendedores a realizarem o sonho de seus projetos saírem do papel.
Com a regulamentação do crowdfunding no Brasil, em 2017, o investimento coletivo começou a atrair cada vez mais o interesse dos investidores em busca de formas alternativas de aplicar seus recursos.
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